Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria da Esaf com a Universidade da Geórgia repete sucesso em 2018

Notícias

Parceria da Esaf com a Universidade da Geórgia repete sucesso em 2018

O mês de outubro foi marcado na Esaf/Sede por mais uma edição de cursos contratados com a Universidade da Geórgia/EUA, voltados para lideranças do Ministério da Fazenda e demais órgãos parceiros.

 Neste ano, de 1º a 5 de outubro, os cursos contaram com a participação de 160 pessoas em dois programas, voltados para lideranças em diferentes níveis de experiência e conhecimento.

 Sobre os programas

O curso "Succeeding as a Supervisor" tem o objetivo de preparar o servidor público como supervisor de pessoas, desenvolvendo nele habilidades próprias às suas responsabilidades, de modo que ele possa ser mais efetivo na sua função. É voltado para servidores que ocupam cargos de gerência há dois anos ou menos, servidores que há mais de dois anos atuam como gerentes, mas não tiveram treinamento formal e aqueles interessados em desenvolver habilidades para ocupar cargos de gerência.

 Já o curso "I, You, Me and We" é dedicado a ocupantes de DAS 4 ou 5 e tem os objetivos de expandir a consciência pessoal dos participantes e a compreensão de seus estilos de liderança, preferências e comportamentos; fortalecer a capacidade de construir, liderar e motivar grupos de trabalho e equipes e aumentar a capacidade de comunicar-se e cooperar com outras pessoas.

A Universidade da Georgia – EUA está classificada em 1º lugar no mundo em Administração pública pelo The Center for World University Rank (CWUR) e Carl Vinson Institute, que é a unidade de serviços públicos da Universidade da Georgia, é o responsável por oferecer programas de desenvolvimento e capacitação customizados e específicos para gestores do setor público.

 Gestores engajados e gratos

No evento de encerramento dos cursos, quando todos os alunos receberam seus certificados de participação emitidos pela Universidade da Geórgia, foram dados depoimentos sobre a importância de práticas de gestão bem-sucedidas e o aprendizado alcançado ao longo da semana.

Veja algumas avaliações dos participantes. Ao final, você poderá assistir ao vídeo com as falas na íntegra.

 Fernando B. Meneguin – Diretor-Geral da Esaf (e também aluno de um dos cursos)

“Tivemos uma semana intensa e proveitosa. Como gestores públicos, recebemos conhecimentos, dinâmicas e vivenciamos práticas que nos auxiliam a ter equipes melhor administradas.

O sentimento como administradores da Esaf, pelos retornos recebidos, é que acertamos na escolha do tema e da parceria com a Universidade da Geórgia. Tivemos 159 líderes que participaram dos treinamentos, e eles voltam para suas esferas de atuação levando mais eficiência e leveza no dia-a-dia. O trabalho como origem de satisfação pessoal”.

 
 Stacy Bishop Jones – Diretora Associada da Universidade da Geórgia

“Parabéns aos alunos pela disposição em estarem aqui. Liderar é inspirar, desafiar processos, capacitar outros para agirem, um trabalho duro, que envolve amar e importar-se com as pessoas com as quais trabalhamos. Façam seu lugar de trabalho, a sua instituição e o seu país melhores a cada dia”!

 Luther Ray Brooks Jr. - Diretor Associado da Universidade da Geórgia

“No início da semana solicitamos de vocês atenção, participação e interação. Vocês foram exemplares em fazê-lo.

Agradeço às pessoas importantes e extraordinárias da Esaf, que trabalharam para que esta semana se transformasse em sucesso. Parabéns aos alunos, que foram exemplares nas arenas, à equipe técnica, aos tradutores. Espero ansiosamente pelos próximos passos desta cooperação”.

 Fabrício da Soller – Procurador-Geral da Fazenda Nacional

“Nós, procuradores, temos formação na área jurídica, é gratificante ver neste curso a quantidade de servidores do Ministério da Fazenda e em especial da PGFN, genuinamente preocupados com aspectos da gestão. As pessoas deixaram seus afazeres preciosos de lado e vieram fazer este curso, percebendo a importância da qualificação. Tenho certeza que vocês levarão os novos conhecimentos para seus locais de trabalho, para inspirar colegas e ser exemplos nas suas respectivas unidades”.

 Depoimentos dos alunos - Curso "I, You, Me and We"

Carolina Gornic

“Tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor os colegas e observei seu grau de comprometimento e maturidade.

Parabenizo a Esaf pelo evento muito bem organizado, com sólido referencial teórico, brilhante metodologia e muita prática. Minha experiência em liderança demonstrou-me que as pessoas com as quais temos a maior dificuldade são as que nos ensinam mais. O papel do líder é estimular e desenvolver as pessoas a sua volta, para que elas se tornem sua melhor versão, mas antes precisamos ter a versão melhor de nós próprios”.

 

Daniel Maia Vieira

“As lições que vocês nos trouxeram são importantes para nossa atividade de líderes e para nosso desenvolvimento como seres humanos. Foi maravilhoso presenciar todos aqui buscando seu desenvolvimento como seres humanos. Agradeço imensamente pela oportunidade do curso”.

 Curso “Succeeding as a Supervisor”

Denis de Queiroz Braz

“As ferramentas recebidas ao longo do curso nos empoderam para ajudarmos quem está a nossa volta. O curso foi uma oportunidade para externalizar o positivo que temos dentro de nós. Como saímos maiores do que chegamos, a proposta é sermos pessoas melhores e levar colegas, amigos e família para uma melhor situação também”.

 Eduardo Bergamaschi Felizola

“A semana demonstrou que barreiras de idioma e cultura podem ser superadas, desde que queiramos; está em nossas mãos. Crescemos juntos, saímos da “caixinha”, da zona de conforto. Aprendemos muitas coisas novas. Se eu pudesse escolher o resumo desta semana, diria que liderar não é as pessoas fazerem o que você manda, mas levá-las a fazer o que é necessário porque desejam fazê-lo”.

 Anelize Lenzi Ruas de Almeida

“Sou grata à Esaf pelos profissionais envolvidos na realização do curso, pelo ambiente acolhedor e carinhoso, pelo conteúdo rico e profundo. Os saberes e experiências compartilhadas farão de nós profissionais mais preparados e pessoas melhores. Mais do que aprender técnicas de gestão, foi uma oportunidade de olhar para nós próprios e para os colegas com quem temos trabalhado há tempos e não víamos a pessoa por trás do profissional.

Vi pessoas preocupadas com seu progresso pessoal, pessoas que querem suas instituições e um país melhor para viver”.

Ranulfo Alexandre Pingosvik de Melo Vale

“Engajamento e motivação, construção de ambiente de confiança, comunicação, estratégia de planejamento, ciclos de mudanças e valor do passado, a importância do conflito para o desenvolvimento da equipe, organização do tempo e necessidade de delegação foram os temas que mais chamaram atenção da nossa turma. Agradecemos o carinho e a dedicação dos professores”.

Confira neste link a galeria de fotos da entrega dos certificados

Veja o vídeo com os depoimentos: