Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestras sobre Finanças Pessoais e Tesouro Direto marcam a 4ª Semana de Educação Financeira na Esaf

Notícias

Palestras sobre Finanças Pessoais e Tesouro Direto marcam a 4ª Semana de Educação Financeira na Esaf

Exibir carrossel de imagens Crédito: Daniel Nek / Esaf Plateia acompanha Palestra

Plateia acompanha Palestra

Diversas ações educacionais foram realizadas na semana de 8 a 14 de maio em todo Brasil para comemorar a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira. A Semana Enef é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira - Conef para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira – Enef.

A Escola de Administração Fazendária - Esaf, como membro do Comitê, realizou na tarde do dia 11 de maio, duas palestras abertas ao público com o intuito de levar a Educação Financeira ao conhecimento da sociedade.

Equilíbrio Financeiro traz Bem-Estar? Quem respondeu a essa pergunta foi o analista de finanças pessoais, Marcos Pimenta. Segundo ele, o assunto envolve as dimensões objetiva – quando o indivíduo é capaz de governar sua vida financeira a partir de seus próprios recursos -  e subjetiva – quando estão em jogo aspectos psicológicos como autoconhecimento e a capacidade de lidar com emoções.

A segunda palestra foi sobre investimento no Tesouro Direto - TD (link para novo sítio), ministrada pelos auditores federais de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério, Paulo Marques e Cecília Salviano. O TD é um título público que democratiza o acesso e oferece boa rentabilidade e segurança, além de incentivar a formação de poupança e assim promover a Educação Financeira.             

A Educação Financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira em seu sítio oficial: www.vidaedinheiro.gov.br (link para novo sítio).

Até domingo, dia 15 de maio, é possível inscrever-se gratuitamente no curso a distância promovido pela Esaf, Educação Financeira: Gestão de Finanças Pessoais. O curso tem 20 horas e pode ser frequentado de acordo com disponibilidade de tempo de cada participante, no período entre 16/5 a 16/6.

 Assista ao vídeo Mitos e Verdades sobre seu Dinheiro: