Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Frente de Gestão de Riscos do PMIMF promove curso

Notícias

Frente de Gestão de Riscos do PMIMF promove curso

Curso ministrado para 50 servidores do Ministério da Fazenda

Curso ministrado para 50 servidores do Ministério da Fazenda

Ocorre entre os dias 10 e 12 de Abril o curso Gestão de Riscos e Controles Internos no setor público, promovido pela Frente de Gestão de Riscos do PMIMF(*), coordenada pela Assessoria Especial de Controle Interno do MF.

O curso está sendo realizado na Esaf, para 50 servidores de diversos órgãos e entidades do MF (Carf, Coger, Sain, SPE, Seae, STN, SGE, CRSFN, Previc, Sserpro, Spoa, Esaf, PGFN, RFB, SPREV e Aeci). O treinamento é ministrado por auditores da CGU, uma vez que a Controladoria é responsável pela orientação doutrinária e metodológica sobre a gestão de riscos e o fortalecimento e aprimoramento dos controles internos da gestão de todo o Executivo Federal.

O treinamento está ancorado na Instrução Normativa CGU/MP nº 1/2016, que estabeleceu a obrigatoriedade para todos os órgãos e entidades do Executivo Federal, de sistematizarem a prática da gestão de riscos e a implementação de adequados controles internos da gestão. A Gestão de Riscos na Administração Pública carece de maior sistematização e disciplina metodológica, para que gradualmente a gestão de problemas seja substituída pela gestão de riscos.

Tendo passado por essa capacitação, os servidores do MF participarão ativamente da gradual adoção das práticas de gestão de riscos em seu órgão/entidade, tendo como norte a Política de Gestão de Riscos do Ministério da Fazenda, que está em fase de elaboração e validação pela Frente de Gestão de Riscos do PMIMF.

Fonte: Aeci/GMF