Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf promoveu desenvolvimento de lideranças na Universidade de Columbia

Notícias

Esaf promoveu desenvolvimento de lideranças na Universidade de Columbia

Na semana passada, quatro dos cinco gestores do Ministério da Fazenda que participaram do programa “Liderança em um século desafiador” em julho, na Universidade de Columbia (EUA), reuniram-se com a Direção-Geral da Esaf, promotora do evento, para avaliar a experiência, criar uma rede de relacionamento para atividades futuras e apontar oportunidades de melhoria neste tipo de iniciativa.

O Programa

Especialmente desenhado pela Universidade de Columbia para o setor público brasileiro, o programa tem o objetivo de oferecer aos gestores ferramentas e experiências que possam ser utilizadas na resolução de problemas e na melhoria de resultados, seguindo sempre um modelo com foco na geração de valor público e na rígida postura ética. O programa inclui palestras, discussões em workshops práticos, visitas programadas, além de atividades à distância prévias ao seu início.

 O que disseram os participantes

 João Paulo Martins da Silva
Coordenador-Geral de Arrecadação e Cobrança da Secretaria da Receita Federal

 “Foram apresentados conteúdos transversais a todas as esferas de governo. Vale ressaltar a localização privilegiada da Universidade, a organização e o nível dos professores. Já estou adaptando algumas apresentações com base no que vi em Columbia”

Julieta Verleun
Subsecretária de Gestão Estratégica (Secretaria Executiva)

 “A experiência na Universidade de Columbia propicia uma amplitude maior na construção de redes tanto com organizações públicas como privadas. Além disso, os conteúdos do curso já me permitiram implementar melhorias na frente de comunicação do Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda (PMIMF).

Laura Rabelo
Diretora-Geral Adjunta da Esaf

“Os programas internacionais levam a Escola à fronteira do conhecimento na área de gestão. Além disso, as experiências in loco, vivenciadas por meio da Universidade de Columbia, permitiram, em tempo real, verificar a aplicação de conceitos aprendidos em sala de aula, tais como negociação, tomada de decisão e gestão de crises. ”

Nerylson Lima da Silva
Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA)

 “Ressalto a riqueza de reunir gestores de diferentes órgãos em um curso desta natureza, com a geração de benefícios diretos e indiretos. Além disso, a estrutura da Universidade de Columbia e os impactantes estudos de caso são experiências muito produtivas para todo gestor público. Com certeza, um dos melhores programas de que participei. Sensacional!”

 O futuro

Para a Direção-Geral da Esaf, a experiência do curso com a Universidade de Columbia apresentou três dos mais importantes atributos aos participantes: conhecimento, reconhecimento e relacionamento.

Para 2018, a Esaf espera repetir e ampliar iniciativas de interação entre servidores e gestores de diferentes órgãos, buscando maior acesso ao conhecimento de ponta e sua efetiva aplicação no fornecimento de serviços e na obtenção do valor público.

 Link para o Curso Universidade de Columbia