Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf recebe o IV Simpósio Siads – Sistema de Administração de Serviços

Notícias

Esaf recebe o IV Simpósio Siads – Sistema de Administração de Serviços

Exibir carrossel de imagens Crédito: Daniel Nek / Esaf Plateia

Plateia

Nos dias 18 e 19 de abril de 2017, o Tesouro Nacional promoveu o IV Simpósio Siads e a oficina Siad: Novas Funcionalidades. Os eventos tiveram o objetivo de consolidar o uso do Siads - Sistema de Administração de Serviços como ferramenta para gestão dos bens móveis do Governo Federal, além de expor as estratégias de desenvolvimento e integração da contabilidade com o sistema de custos. Os dois eventos aconteceram na Esaf/Sede e foram destinados aos servidores que atuam nas áreas de gestão, logística, patrimônio, custos e contabilidade.

A oficina, que aconteceu no dia 19, apresentou as inovações disponíveis aos usuários do sistema, tais como as opções de inventário eletrônico, requisição, análise e atendimento em ambiente web, integração com o Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR/Siafi e geração de informações de custos.

Abertura destaca benefícios do trabalho em rede
A subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Milhomem, destacou os benefícios do trabalho em rede no âmbito do Siads, quando se referiu aos integrantes da mesa de abertura do Simpósio. Estavam representados, além da própria STN, Serpro, secretaria-executiva do Ministério da Fazenda, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Esaf.

O diretor-geral da Esaf, Manuel Alves Silva, saudou os participantes do evento e destacou a satisfação da Escola em abrir suas instalações para tratar de logística e contabilidade de custos no contexto da melhoria da qualidade do gasto público.

Os insumos trazidos pelo Siads para a apuração de custos, melhoria da gestão e impulso às políticas públicas mais efetivas foram enfatizados por todos os representantes da rede parceira.

Sobre o sistema
O Siads é uma solução desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Fazenda, sob gestão da Secretaria do Tesouro Nacional, que possibilita aos órgãos da Administração Pública Federal um controle completo e efetivo de seus estoques de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte.

O sistema permite o controle permanente de depreciação dos bens, viabiliza a realização de inventário eletrônico em plataforma mobile e amplia a automação do registro contábil, ao possibilitar que o ato e fato das ações administrativas sejam registrados no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), em tempo real por meio do Siads.

(Assessoria de Comunicação da Esaf, com informações de STN e Serpro)