Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esaf Ceará promove defesa de monografia e reforça diálogo com a academia

Notícias

Esaf Ceará promove defesa de monografia e reforça diálogo com a academia

O dia 26 de junho/2018 marca um importante evento para o Centresaf/CE: além de acolher a primeira defesa de monografia de seus 44 anos de existência, o Centresaf/CE figura como o lócus da investigação científica que tem como pesquisador um ex-colaborador da Escola. Trata-se do ex-estagiário João Brayam Rodrigues de Freitas, aluno do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com o título “Avaliação de Necessidades de Treinamento: proposição de instrumento para a Escola de Administração Fazendária no Ceará”, a monografia investiga o instrumento que ele desenhou e implementou no Centresaf/CE em junho de 2016. A pesquisa não só evidencia os fundamentos teóricos do instrumento, como também mostra o contexto organizacional que provocou sua elaboração: o cenário interno do Centresaf/CE, passando pelas diretrizes nacionais da Esaf, pelo âmbito do Sistema de Escolas de Governo da União até chegar às práticas de avaliação de necessidades de 25 países da Rede Global de Escolas de Governo da OCDE.

O Formulário de Identificação do Perfil de Turma (FIPT) é um instrumento online que caracteriza o perfil da clientela “em variáveis relevantes no nível do indivíduo, subsídio básico para a etapa de planejamento da ação educacional. No entanto, constata-se que sua importância extrapola a etapa de planificação, repercutindo em todos os subsistemas instrucionais, conforme se ilustra ao longo de todo o trabalho” (trecho da pesquisa). A monografia que traz detalhes pormenorizados do contexto, do histórico, das bases conceituais e metodológicas e dos principais resultados de aplicação do instrumento, será publicada pela Universidade Federal do Ceará em algumas semanas.

Compromisso

O Centresaf/CE, primando pelo compromisso de dialogar e buscar soluções de performances com a academia, reconhece que os conhecimentos acadêmico-científicos têm contribuído para a excelência na atuação deste centro de treinamento da Esaf. Recentemente essa contribuição foi observada e registrada pelo público da Semana da Avaliação (4 a 8/jun/2018.).

Quanto ao compromisso, ele também é compartilhado pelo autor da monografia, que conforme reconheceu a Diretoria Regional, ao historiar a atuação de Brayam Rodrigues no Centresaf/CE, afirmou: “Diante da inexistência de um pedagogo, foi esse jovem que trouxe todo esse arcabouço acadêmico para nós. Por isso, nós queremos agradecer a você, Brayam, porque você trouxe a academia para o Centresaf/CE” – Aida Pereira.  E: “Brayam revolucionou nossa forma de fazer educação e trouxe a Universidade para a Esaf” – Margarida Souza.

 Aprendizado

A defesa pública da monografia foi um rico momento de aprendizados, não só por meio daqueles conhecimentos partilhados pela pesquisa realizada, mas pelas contribuições teóricas da Banca Examinadora, reconhecida por todos os presentes, pelo rigor e zelo na avaliação do trabalho apresentado, e, que foi aprovado com conceito 9 (nove).

Participaram da Banca, o orientador prof. Dr. Marcos Antônio Martins Lima (UFC), a prof. Dra. Gabrielle Silva Marinho (UECE) e o prof. Dr. Francisco Antonio de Araújo e Souza (UNESA).

registrado em: