Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escolas de Governo do Pará formalizam parceria

Notícias

Escolas de Governo do Pará formalizam parceria

Assinatura do Protocolo de Intenções firmado por 16 Escolas de Governo do Estado do Pará para a formalização do Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado do Pará – Cotegep

Assinatura do Protocolo de Intenções firmado por 16 Escolas de Governo do Estado do Pará para a formalização do Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado do Pará – Cotegep

Aconteceu dia 05/02 a assinatura do Protocolo de Intenções firmado por 16 Escolas de Governo do Estado do Pará para a formalização do Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado do Pará – Cotegep, do qual faz o Centro Regional de Treinamento da Esaf no Pará – Centresaf/PA.

O Comitê existe de fato desde 2016 e tem como missão “Compartilhar e desenvolver perspectivas, ideias e soluções sobre a gestão de ações educacionais para o aperfeiçoamento da administração pública e a promoção da cidadania no Estado do Pará. ”

Apesar do pouco tempo de existência, o Cotegep foi selecionado como boa prática na área de educação corporativa e a experiência foi apresentada pela diretora regional do Centresaf/PA, Altair Sampaio, em um dos paineis do X Congresso Consad de Gestão Pública, realizado em Brasília, em julho de 2017.

A assinatura do protocolo contou com as presenças de Remy Cordeiro, representante do vice-governador do estado do Pará, Ruy Martini Santos Filho, diretor-geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará- EGPA, Cláudio Alex da Rocha, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Janae Gonçalves, vice-reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia, Vítor Manuel Mateus, secretário de Saúde Pública do Pará, Evanilde Franco, secretária de Administração de Belém,  Rodier Ataíde, promotor de Justiça e diretor- geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Pará.

Após a assinatura todas as autoridades presentes se pronunciaram, sempre no sentido de enfatizar a satisfação em fazer parte daquele ato, que marca uma nova forma de enfrentar as questões relativas à educação corporativa no Pará.

Ruy Martini, diretor da Escola de Governança do Estado do Pará, fez relato do surgimento do Comitê, que inicialmente se propunha a ser uma rede de cooperação regional e hoje tem como perspectiva voltar à proposta original de incluir Escolas de Governo dos demais estados da região Norte. O primeiro passo será o “I Encontro das Escolas de Governo da Região Norte” que o Cotegep promoverá em novembro de 2018.

A diretora do Centresaf/PA fez uma apresentação da missão, visão e valores, bem como o modo de funcionamento e as perspectivas do Cotegep. Destacou da importância da assinatura do Protocolo para formalização do comitê, pois isso ampara as ações e lhe confere caráter de permanência, necessário para evitar que, na eventual saída dos atuais integrantes, o comitê deixe de realizar a sua missão.

A diretora da Escola Fazendária da SEFA associou a experiência do Cotegep a um ditado havaiano que diz: “Nenhuma tarefa é grande demais quando feita em conjunto”. O comitê está sendo construído em conjunto e, apesar dos desafios serem grandes, as pessoas que estão à frente desta tarefa atuam como uma equipe afinada, e os resultados colhidos em pouco tempo já demonstram que o projeto será bem-sucedido.

registrado em: