Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 marca a busca de modelo vencedor para parceiros da Esaf

Notícias

2017 marca a busca de modelo vencedor para parceiros da Esaf

Feliz Natal! São os votos da Esaf.

Feliz Natal! São os votos da Esaf.

Os servidores que vêm recebendo as comunicações da Esaf ao longo de 2017 devem estar lembrados que a Escola iniciou o segundo semestre de casa cheia com a oferta inicial de 26 cursos abertos, ou seja, patrocinados pela Esaf e destinados prioritariamente a servidores públicos federais do Poder Executivo, servidores de outros Poderes e esferas de governo, bem como de empregados públicos.

Divulgamos à época que cursos abertos visam potencializar a utilização dos recursos públicos, com turmas completas, melhor aproveitamento do conhecimento acumulado pelos  instrutores contratados, e, como consequência, maior eficiência no uso do dinheiro público. Num cenário de forte restrição orçamentária, é mais importante ainda que os órgãos possam dedicar mais tempo e energia às atividades finalísticas, confiando que a Esaf pode e deve  fomentar o desenvolvimento e qualificação do servidor público, principalmente no que tange ao conhecimento fazendário.

Pelos resultados alcançados em 2017, a Esaf encerra o ano com muitos motivos para comemorar. Com um novo modelo iniciado em 31 de julho (apenas cinco meses de efetiva operação), já registramos os seguintes números relativos a  cursos abertos:

Cursos abertos presenciais ofertados85
Número de participantes inscritos 3.314
Número de participantes matriculados 2.511


Cooperação internacional
A política da Esaf é de modernizar seu relacionamento com os órgãos e alunos parceiros, oferecendo oportunidades nos melhores centros de educação a partir de acordos e contratos que envolvem, sempre que possível,  a oferta de bolsas de  estudos  para servidores do Ministério da Fazenda. Numa ponta, buscamos reunir profissionais talentosos que desejam ampliar suas potencialidades. Na outra ponta, identificamos instituições brasileiras ou estrangeiras que apontem novos caminhos de relacionamento que permitam maior eficiência na utilização de recursos públicos que precisam ser ainda mais direcionados ao atendimento das necessidades dos  cidadãos.  Neste sentido, a Escola tem buscado parceiros estratégicos para realização de programas educacionais de alta qualidade.
Em 2017 foram realizados:

Com a Universidade de Colúmbia:
Cinco gestores do Ministério da Fazenda participaram do programa “Liderança em um século desafiador” em julho/2017, na Universidade de Colúmbia (EUA). Para a direção-geral da Esaf, a experiência do curso com a Universidade de Columbia apresentou três dos mais importantes atributos aos participantes: conhecimento de fronteira, reconhecimento da certificação obtida e formação de importante rede de relacionamento entre profissionais de elevada competência e reputação.

Com a Universidade de Illinois:
Cooperação para oferta de bolsa de estudos no Mestrado de Finanças (Master of Science in Finance) da Universidade de Illinois - Urbana Champaign (UIUC). Esta é a primeira de uma série de oportunidades a serem oferecidas aos servidores do Ministério da Fazenda, decorrentes do acordo firmado entre a Escola de Administração Fazendária e o Instituto Lemann para Estudos Brasileiros daquela universidade americana.
As inscrições para o programa continuam abertas até 26/1/2018.

Com a Universidade da Georgia:
De 4 a 8 de dezembro, 57 servidores de 27 diferentes órgãos públicos estiveram na Esaf para o Programa de Desenvolvimento Gerencial “Succeeding as a Supervisor”, realizado pela Escola em parceria com a Universidade da Georgia/EUA. O curso, que contou com quatro professores da Georgia, teve como objetivo preparar o servidor público como gestor de pessoas, desenvolvendo habilidades próprias às suas responsabilidades, de modo a ser mais efetivo em suas funções. Destaque-se que a Universidade da Georgia – EUA ocupa a primeira posição no mundo em administração pública, de acordo com o  CWUR – “The Center for World University Rank”(CWUR), principalmente em razão do trabalho do Carl Vinson Institute, que é a unidade da Universidade da Georgia responsável por oferecer programas de desenvolvimento e capacitação customizados e específicos para gestores do setor público. Esse foi o primeiro programa decorrente de uma nova parceria entre a Esaf e a Universidade da Georgia. Estão em fase de planejamento e customização novos programas para 2018 e 2019.

O conhecimento nos grandes eventos
Por considerar a sustentabilidade como sua vocação natural, a Esaf promoveu, em parceria com a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração – SPOA/MF e a Agência de Cooperação Alemã GIZ, o Seminário Internacional de Eficiência Energética e Compras Sustentáveis. O objetivo do seminário, com mais de 150 participantes, foi discutir práticas inovadoras sustentáveis no setor público, com ênfase na troca de experiências e estratégias em contratações públicas, eficiência energética em edifícios públicos e a otimização da qualidade do gasto público.

A Escola sediou também o I Seminário Internacional da Dívida Pública, o III Seminário Carf de Direito Tributário e Aduaneiro e duas rodadas de conversas e negociações promovidas pelo Itamaraty no âmbito do Mercosul e da Comunidade Europeia.

Credenciamento pelo MEC para oferta de pós-graduação
Em maio, a Esaf foi credenciada pelo MEC para ofertar cursos de especialização Lato Sensu. A partir desse credenciamento, a Escola pode voltar a atuar, em nível de pós-graduação, em temáticas fazendárias, agora nas modalidades presencial e a distância, com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação. Como consequência, logo no segundo semestre do ano a Escola planejou e lançou os cursos de Especialização em Finanças Públicas e Especialização em Direito Tributário. As inscrições permanecem abertas até 26 de janeiro/2018.

Na próxima semana, você poderá conhecer as novidades que a Esaf preparou para 2018. Aguarde! Teremos prazer em compartilhar nossas ideias e projetos.

A Direção-Geral da Esaf manifesta seu reconhecimento aos alunos, mestres, servidores, órgãos parceiros, administração do Ministério da Fazenda e a todos aqueles que colaboraram para a realização de sua missão institucional ao longo do ano que se encerra.
Temos certeza que em 2018 estaremos juntos para uma nova jornada de desafios.
Feliz Natal!