Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pós-Graduação > Minicurrículo dos Professores do Curso de Finanças Públicas

Minicurrículo dos Professores do Curso de Finanças Públicas

PROF.: PEDRO JUCÁ MACIEL (Finanças Públicas)

 Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Economia pela Universidade de Brasília e Pós-Doutorado na Stanford University nos Estados Unidos. Pertence à carreira de Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional desde 2003 e atualmente é Subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais do Tesouro Nacional. Tem experiência na área de finanças públicas, política fiscal e crescimento econômico. Já recebeu os Prêmios de Monografia do Banco do Nordeste (2003), do Tesouro Nacional em 2006 e 2007 e da Secretaria de Orçamento Federal em 2009.

 

PROF. DANIEL DE ARAÚJO E BORGES (Finanças Públicas)

 Economista pela Universidade de Brasília (2000), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Foi Consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada entre 2000 e 2001, pesquisando na área de Políticas Sociais, com experiência na utilização de Microdados, em especial PNAD e Censo do IBGE. A partir de 2001 integrou o quadro técnico da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, atuando na administração da Dívida Pública Mobiliária Federal. Entre os anos de 2006 e 2011 trabalhou como Chefe-Adjunto e em seguida como Chefe da Mesa de Operações da Dívida Externa da STN, responsável pela negociação dos termos e pela execução dos processos relacionados à emissão de títulos da República no mercado internacional.  Acumulou as responsabilidades de precificação de ativos e de compra de moeda estrangeira para liquidação das obrigações da República no exterior.  A partir de 2011 trabalhou como Coordenador e em seguida como Coordenador-Geral do Fundo Soberano do Brasil, administrando as carteiras doméstica e internacional do fundo. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Planejamento e Riscos Fiscais, na Secretaria do Tesouro Nacional. Já presidiu o Conselho Fiscal da empresa BB Corretora de Seguros e Administração de Bens S.A. Atualmente integra o Conselho Fiscal da Empresa BB Distribuidora de Valores Mobiliários – BB DTVM. Foi professor em cursos de economia e finanças de graduação e preparatórios para concursos públicos. Foi professor em cursos de pós-graduação do IBMEC nas disciplinas de Renda Fixa e Renda Variável. Ministrou cursos nos temas Gerenciamento de Dívida Pública, Reservas Internacionais, e ALM (Asset and Liability Management) para o Instituto MEFMI (Macroeconomicand Financial Management Institute of Eastern and Southern Africa).

 

PROF.: EDRIC MARTINS UEDA (Análise de Políticas Macroeconômicas)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Pertence à carreira de Analista do Banco Central do Brasil desde 2006 e atualmente é Chefe da Consultoria de Análise e Estudos Econômicos Aplicados do Departamento de Economia. Tem experiência nas áreas de finanças públicas, econometria, política monetária e economia internacional. Já recebeu o Prêmio BNDES de Economia pela dissertação de Mestrado (2002, 3° lugar).


PROF.: FELIPE PALMEIRA BARDELLA (Economia do Setor Público)

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (2001), Mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado em Economia do Setor Público pela Michigan State University – MSU (2015) nos Estados Unidos e cursa atualmente o programa de doutorado em economia na MSU. Pertence à carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2005 e atualmente é Coordenador-Geral de Estudos Econômico-Fiscais o Tesouro Nacional. Tem experiência na área de economia do setor público, finanças públicas e política fiscal. Atua como consultor internacional na área de finanças públicas e transparência fiscal desde 2010.

 

PROF.: HÉLIO MARTINS TOLLINI (Marco Regulatório de Finanças Públicas)

“Economista pela Universidade de Brasília, foi professor de Econometria na Universidade Católica de Brasília. Em 1987 ingressou na Secretaria do Orçamento Federal e em 1991 se tornou consultor de orçamento da Câmara dos Deputados. Em 2002 foi Secretário do Orçamento Federal. Entre 2003 e 2007 foi funcionário do Fundo Monetário Internacional, no Departamento de Assuntos Fiscais. Desde então retornou à Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados”.

 

PROF.: PAULO ROBERTO SIMÃO BIJOS (Marco Regulatório de Finanças Públicas)

 “Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (desde 2016). Foi Consultor de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (2014-2016), Conselheiro-Substituto do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (2011), Auditor Federal de Controle Externo do TCU (2008 a 2011 e 2011 a 2014) e Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2004-2008). Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2000) com diploma de mérito concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Pós-graduado MBA Mercado de Capitais pela USP (2002) ”.

 

PROF.: LEONARDO LOBO PIRES (Federalismo e Federalismo Fiscal)

 Atua no Ministério da Fazenda, desde 2009, onde atualmente é Coordenador– Geral na Coordenação-Geral de Relações e Análises Financeiras de Estados e Municípios da Secretaria do Tesouro Nacional, e também foi Coordenador na Coordenação-Geral de Operações de Crédito de Estados e Municípios. Graduado em Ciências Econômicas (UFRJ), pós-graduado em Direito da Regulação (IDP) e Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV). 

 

PROF.: SÉRGIO RICARDO DE BRITO GADELHA (Métodos Estatísticos e Econométricos Aplicados / Metodologia e Técnicas de Pesquisa I e II)

 Doutor em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Auditor-Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente, sua agenda de pesquisa no pós-doutorado em Economia na Universidade de Brasília está voltada no desenvolvimento de estudos sobre a relação entre Modelos de Competição Eleitoral, Ciclos Políticos-Orçamentários e Ciclos Econômicos, e o impacto dessa relação sobre a condução da política fiscal, a formulação de políticas públicas e o crescimento econômico de longo prazo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos; Modelos de Equilíbrio Geral Dinâmicos e Estocásticos (Modelos DSGE); Metodologias Estatísticas/Econométricas de Projeções de variáveis econômicas; Macroeconomia (em particular, a interação entre as políticas fiscal e monetária, assim como regimes de dominância fiscal e monetária); Cliometria; Microeconomia (em particular, Teoria dos Jogos e Desenho de Mecanismos); Economia do Setor Público (em particular, Federalismo Fiscal, Programas de Transferência de Renda e Redução da Pobreza, e Avaliação de Políticas Públicas); Economia Internacional (em particular, modelos de crescimento econômico com restrição no balanço de pagamentos, como o Modelo de Thirlwall); Economia do Trabalho; Economia do Crime e Economia da Religião. Em Matemática e Estatística, tem interesse em temas relacionados à Teoria das Probabilidades e à Inferência Estatística. Leciona as seguintes disciplinas: Macroeconomia, Microeconomia, Economia do Setor Público, Economia Brasileira, Matemática (para os cursos de Administração, Economia e Contabilidade), Metodologia Científica, Estatística e Econometria. No Brasil, já apresentou estudos em eventos acadêmicos, como o Encontro Nacional de Economia (ANPEC), o Encontro Brasileiro de Econometria (SBE), a Escola de Séries Temporais e Econometria (ESTE) e Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE). No exterior, já apresentou estudos nos XXV e XXVI Seminários Regionais de Política Fiscal da CEPAL (2013 e 2014) e no XXVIII Latin American Meeting of Econometric Society (2013). Primeiro colocado no XVIII Prêmio Tesouro Nacional (2013), na área temática sobre Economia do Setor Público. Terceiro colocado no VIII Prêmio SOF de Monografias (2015), na área temática sobre Qualidade do Gasto. Participante do debate acadêmico, possui livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados.

 

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2146234312605522

Página pessoal: https://srbgadelha.wordpress.com/

Email para contato: professor.sergio.gadelha@gmail.com e srbgadelha@unb.br 

 

 PROF.: ALEX GONÇALVES BARBOSA (Orçamento Público e Execução Financeira)

 Analista de Planejamento e Orçamento desde 1998, com exercício na Secretaria de Orçamento Federal. Especialização em Gestão Pública com foco no Processo Orçamentário pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.

Mestre em Administração Pública com foco no Orçamento Público pela UnB/ESAF. Instrutor de cursos voltados para Gestão do Orçamento Público e Gestão Orçamentária e Financeira pela ESAF e ENAP. Professor no curso de Gestão Pública na Faculdade Projeção nas disciplinas Orçamento e Planejamento Público, Fundamentos de Administração Pública e Finanças Públicas. 

 

PROF.: CARLOS ENRIQUE CARRASCO GUTIERREZ (Matemática Financeira e Avaliação de Projetos)

 - Doutor em Economia pela EPGE - Fundação Getúlio Vargas - RJ (2008).

- Doutor em Engenharia Elétrica (métodos de apoio à decisão) pela PUC-RJ (2006).

- Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ (2002).

 Atualmente é Professor dos cursos de pós-graduação em Economia (mestrado e doutorado) e graduação da Universidade Católica de Brasília. Desempenha-se como pesquisador a regime de tempo integral e a suas áreas de interesse são: Econometria aplicada à Macroeconomia, Finanças e Microeconometria (avaliação de projetos sociais e das políticas públicas). Ministrou cursos em diferentes instituições; pelo Itau-Social o Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais, orientado a gestores de projetos sociais e políticas públicas, na FGV-RJ, ESAF e Banco do Brasil.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0881893862643600

Página pessoal: http://epge.fgv.br/we/CarlosGutierrez

  

PROF.: LEONARDO SILVEIRA NASCIMENTO (Contabilidade Aplicada ao Setor Público)

 Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (Ministério da Fazenda), onde exerce o cargo de Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação e Subsecretário de Contabilidade Pública (substituto). Membro do International Public Sector Accounting Standards Board junto à International Federation of Accountants (IPSASB/IFAC). Membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) junto ao Conselho Federal de Contabilidade. Membro-Presidente do Conselho de Administração da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA S.A.). EX-Membro-Presidente do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal como representante da Secretaria do Tesouro Nacional. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Atua também como professor em Instituições de Ensino Superior. Foi premiado em duas oportunidades no concurso de monografias do Tesouro Nacional, além de possuir artigos publicados em Congressos e Periódicos avaliados pelo qualis CAPES.

 

PROF.: BRUNO RAMOS MANGUALDE (Contabilidade Aplicada ao Setor Público)

 Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2002), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB, 2008), especialização em Administração Orçamentário-Financeira pela Escola de Administração Fazendária (ESAF, 2010) e mestrado em International Accounting and Finance pela University of Birmingham (2013). Atualmente é Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/MF), onde atua como Coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF). É também membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e presidente do Conselho Fiscal da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. Tem experiência na área de Contabilidade e Finanças Públicas, com ênfase em Contabilidade Pública, sobretudo em reformas contábeis do setor público. Anteriormente à STN trabalhou com Tecnologia da Informação (TI) no Setor de Telecomunicações e com serviços de consultoria em gestão de ambientes distribuídos de TI para empresas de grande porte do mercado Brasileiro.

 

  PROF.: ANDRÉ PROITE (Gestão da Dívida Pública)

 Graduado e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília. Foi Professor da FASEP-DF. Ingressou na Secretaria do Tesouro Nacional em 2004, onde, foi Gerente de Relacionamento com o Investidor da Dívida Pública, na Coordenador-geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública entre 2008-2016.  Atualmente é o Coordenador-Geral responsável pelo Controle e Pagamento da Dívida Federal e controle das Garantias da União.  Além disso, possui uma extensa experiência colaborativa com várias instituições multilaterais que provêm assistência técnica aos países em assuntos relativos ao gerenciamento da dívida pública, entre elas o Banco Mundial, FMI e UNCTAD.