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Orientações para Realização de Inscrições no SISFIE

1-    O interessado em participar em EVENTOS realizados pela ESAF ao entrar na página deve clicar o campo “Cursos e Eventos”, no menu "Assuntos", na lateral esquerda da página inicial.

Página inicial da ESAF, no menu lateral esquerdo o link "Cursos e Eventos"  está sublinhado de vermelho.

 

2-        Na página seguinte, o interessado deverá clicar na guia "Presencial" e na imagem abaixo do título "Sistema de Inscrição Eletrônica" para acesso.

Página de Cursos e Eventos, no topo da página há três botôes: "A Distância", "Presencial" e "Calendário". Logo abaixo há o Menu "Sistema de Inscrição Eletrônica" com uma imagem retratando a página inicial do sistema.

Observação: A ESAF trabalha com dois tipos de eventos:

- Eventos abertos - (demandados pelo cliente e/ou ofertados pela ESAF) qualquer pessoa pode se inscrever, desde que atenda aos pré-requisitos e condições exigidas para participar do evento.

 - Eventos fechados – Nestes eventos, só serão aceitas as inscrições dos servidores do órgão demandante. A homologação da inscrição do candidato, mesmo sendo do órgão, só será feita após apreciação do órgão demandante ou pelo envio da lista dos participantes autorizados

3 - Ao clicar na imagem, a página de login será aberta no navegador.

Página de login do SISFIE, na lateral direita está localizada a "Área Restrita" com os campos "login", "senha", "não sou cadastrado" e "esqueci minha senha".

3.1 - Se já cadastrado, o candidato pode entrar com o e-mail de login, ao lado do ícone do bonequinho, e com a senha, ao lado do ícone da chave

 3.2. Se não cadastrado, o candidato deverá clicar no link "não sou cadastrado", abaixo do botão "Acessar", para efetuar seu cadastro.

4 – Cadastro do candidato no SISFIE –

Ao clicar “não sou cadastrado” o sistema abre o formulário (tela abaixo) para preenchimento.

Página de cadastro do SISFIE, os campos que o candidato deverá preencher para se cadastrar estão ilustrados.

4.1 - Os campos com “*” são de preenchimento obrigatório.

4.2 - O login é o e-mail informado no campo e-mail para acesso ao sistema.

O sistema não aceita inscrição com o mesmo e-mail para mais de um candidato. Todas as informações e comunicações do candidato com a coordenação do evento serão feitas pelo e-mail do login.

É importante saber que alguns órgãos possuem firewall que bloqueiam a chegada dos e-mails automáticos enviados pelo SISFIE, de forma que estes não chegam nem mesmo na caixa de lixo eletrônico. Para driblar esse problema é possível cadastrar um e-mail pessoal de um serviço de webmail comum, como Gmail ou Hotmail.

 4.3 - Após o preenchido do formulário de cadastro, clique em "salvar". O sistema enviará os dados para conferência, e o login e a senha para o e-mail informado no campo “e-mail para acessar o sistema”.

 4.4 - Com a senha informada no e-mail, o participante retorna ao sistema para fazer a sua inscrição. Será solicitada a troca da senha e esta deve ser guardada para acessos futuros. O cadastro só é realizado no primeiro acesso.

 Se esquecer a senha, o candidato deve solicitar nova senha na opção “Esqueci minha senha”, na área restrita.

Página inicial, do sistema, destaque à área restrita

5 – A área do candidato (tela abaixo) é o local onde o candidato tem acesso as suas informações. Aqui o candidato pode:

- Completar seu cadastro informando área de atuação e o cargo;

- Alterar e-mail;

- Fazer a inscrição, na aba inscrições abertas, onde são trazidos todos os cursos com inscrições abertas;

- Acompanhar o processo de inscrição, no campo status, na aba inscrições realizadas;

- Alterar escolha de pacote/oficinas e visualizar os painéis, oficinas, disciplinas ofertadas para escolha.

Área do candidato, são ilustradas os menus e abas disponíveis ao candidato quando este acessa o SISFIE.

6 – Para fazer inscrição em evento

- O candidato deve abrir a aba “inscrições abertas” e clicar no evento desejado. O sistema abrirá uma página com as seguintes informações:

 -  Informações Curso – são as informações básicas do evento (data e local de realização, etc.)

   A área do conhecimento é mostrada aqui, bem como a área que o curso está inserido.

 - Outros cursos/Turmas relacionados – são todas as turmas de um mesmo evento, programa ou projeto.

 - Esfera de Governo – informa a esfera de governo para a qual o evento é direcionado.

 -NOTA: Quando o evento tem requisitos obrigatórios são cobrados na próxima aba; no exemplo abaixo, esta sendo cobrado o email do chefe imediato.

 - Campo “inscrever-se” - Quando o  candidato  inscreve-se no evento ele será visualizado na aba “Inscrições realizadas”.

Exibe a aba "inscrições abertas" com um curso selecionadoe as suas informações

 6.1 - Para candidatos que pretendem participar da semana orçamentária:

As semanas orçamentárias normalmente possuem um tipo diferente de formato, o que faz com que o candidato tenha que escolher as oficinas que irá participar ou o pacote de oficinas conforme o caso. Para isso serve o campo “Seleção de Pacote/Oficinas” indicado abaixo:

A imageme ecibe as opções para quem seleciona o evento "Semana Orçamentária" a opção "Seleção de Pacotes/Oficinas" está em destaque

Ao clicar nesse campo, são abertas duas opções para o candidato que pode escolher (se previsto em edital) as oficinas que deseja participar ou o pacote de oficinas.

6.1.1 - Seleção por Oficinas

Ao clicar na opção “Seleção por Oficinas” é aberta a tela abaixo, onde o candidato irá escolher as oficinas que deseja participar utilizando os botões em destaque ou dando duplo clique na oficina desejada. É importante lembrar que a seleção de oficinas não pode ultrapassar o número de horas especificado no edital do evento.

Página para a seleção de oficinas, a opção "seleção por oficinas" e os botões para a seleção esao relçados de vermelho.

6.1.2 - Seleção por Pacote

Ao clicar na opção “Seleção por Pacote” é aberta a tela abaixo, onde o candidato irá escolher o pacote de oficinas que deseja participar. Para isso ele deve clicar na seta ao lado da caixa (ver figura abaixo) e selecionar o pacote desejado.

Na imagem, a opção "seleção por pacote" e o menu onde se pode selecionar o pacote estão destacados.

 6.2 - Após a escolha de suas oficinas ou pacote de oficinas, o candidato deve clicar no botão “Inscrever-se” no final da página. Concluindo sua pré-inscrição.

7 – Acompanhamento do processo de Inscrição

Na aba “Inscrições Realizadas” são mostrados todos os cursos que o candidato se inscreveu, com as respectivas datas de inscrição. No campo status, será acompanhado todo o processo/ fases da inscrição.

A Guia Inscrições Realizadas está selecionada, abaixo delas são listados os cursos que o candidato já se inscreveu.

 

7.1 - As fases no processo de inscrição, SEM taxa de inscrição (CURSOS PATROCINADOS PELA ESAF):

 Fase I   – A pré-Inscrição - Candidato inscreve-se em eventos com inscrição aberta, na página da ESAF;

  • Fase  II – Homologação da Inscrição -  Coordenação do evento homologa a inscrição;
  • Fase III – Confirmação da presença – candidato confirma a participação com até uma semana de antecedência;

 Nos eventos sem taxa, a fase de aceitar Inscrição já é a homoloção. Quando o coordenador do evento verifica se o candidato atende aos requisitos e homologa a pré-inscrição. O sistema envia para o e-mail do candidato o comprovante de inscrição e a mensagem no status é homologada. Após receber o comprovante de inscrição o candidato deve retornar ao sistema para confirmar a presença. Esta etapa tem que ser realizada até uma semana antes da realização, ou conforme informado na ementa/edital do evento, sob pena de cancelamento da inscrição.


7.2 - As fases no processo de inscrição, COM taxa de inscrição:

FASE

AÇÃO

STATUS

I

Candidato faz inscrição no SISFIE

Aguardando aceite da inscrição

II

Coordenador do evento confere inscrição e aceita

Aguardando comprovante

III

Candidato anexa comprovante de pagamento (Nota de Empenho ou GRU)

Aguardando validação de comprovante

IV

Coordenação do evento confere o comprovante anexado e o aceita. Sistema envia o comprovante de inscrição

Homologado

V

Candidato entra na no sistema e confirma presença até uma semana antes da realização do evento

Presença confirmada

7.2.1 - Fase I - O candidato entra na página da ESAF, escolhe o curso que deseja se inscrever, abre o curso e, no link pré-inscrição, na ementa do curso, abre a página do Sistema de Formulário Eletrônico de Inscrições - SISFIE.

7.2.2 - Fase II -  Seleção da pré-Inscrição – coordenação do evento aceita a inscrição conforme os critérios publicados no edital e/ou ementa do evento

O coordenador do curso abre a inscrição e verifica se:

 - O candidato atende aos requisitos, após isso, aceita a pré-inscrição. O sistema envia para o e-mail do candidato:

a) as informações para solicitar a autorização e as providencias junto ao setor competente, no seu órgão, e b) a orientação para anexar o comprovante de pagamento.

- Caso o candidato não atenda aos requisitos o coordenador envia e-mail informando os motivos. Se o candidato não tem como atender os requisitos no prazo da inscrição, o coordenador ou o candidato cancela a pré-inscrição.

A taxa de inscrição pode ser paga:

a)    Pelo órgão por meio da emissão da Nota de empenho em órgãos federais e/ou GRU em outros órgãos que não trabalham com o SIAFI

b)  Caso o candidato, autorizado a se ausentar para participar do curso, decide arcar com a taxa de inscrição, o pagamento será por GRU e as informações para a emissão desta constam no e-mail enviado quando a inscrição é aceita.

7.2.3 - Fase III - Confirmação da pré-Inscrição – candidato anexa o comprovante da taxa de pagamento.

 O candidato deve solicitar junto ao financeiro de seu órgão a cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e as seguintes informações:

- Nome do órgão (unidade pagadora), constante na Nota de Empenho ou GRU,

- CNPJ

- Número da nota de empenho ou GRU,

- Nome do contato no setor financeiro do órgão,

- Telefone do contato e o endereço

7.2.3.1 - Para anexar o comprovante o candidato:

- Retorna ao cadastro, na aba inscrições realizadas, seleciona o curso clicando no “V” da coluna “Selecionar”;

A aba inscrições realizadas está selecionada, com as inscrições que o candidato já efetupu listadas, na lateral direita de cada uma está um botão para o acompanhamento.

- Clica em Comprovante(s) de Pagamento, são abertos os campos que devem ser preenchidos para o anexo do comprovante;

 - As informações do órgão pagante devem ser preenchidos para que o setor financeiro da ESAF possa emitir e enviar a fatura pelo correio.

 - Os campos com “*” são de preenchimento obrigatório. O endereço preenchido é para onde será envida a fatura, o envio é feito via correio.

 - O contato e telefone são do setor financeiro do órgão do candidato.

A imagem ilustra a seleção de um curso e as opções para upload de comprovante de inscrição

- O comprovante de pagamento tem de ser escaneado (meio magnético) para sua anexação.

 -Candidato clica no campo “anexar”, o sistema abre uma janela para os diretórios do computador do candidato, onde pode ser localizado o arquivo do comprovante escaneado.

- Candidato confirma o envio do comprovante

 7.2.4 - Fase IV – Homologação da Inscrição -  Coordenação do evento confere o comprovante anexado e homologa a inscrição

 O coordenador do curso confere o comprovante de pagamento:

- Caso não seja anexado o comprovante até o prazo limite informado no edital, o coordenador do evento envia uma mensagem informando do cancelamento da inscrição;

 - Caso tenha problema com o comprovante, o coordenador informará por e-mail o problema para que o candidato possa providenciar o reenvio do comprovante.

 - Se o prazo e o comprovante estiverem em conformidade com o edital, o coordenador homologa a inscrição - O sistema envia mensagem com o comprovante de inscrição e solicita a confirmação da presença.

 7.2.5 - Fase V – Confirmação da presença – candidato confirma a participação. Para confirmar:

 Candidato entra no sistema, na aba inscrições realizadas, seleciona o evento, já homologado, na coluna selecionar. O sistema abre as opções “confirmar presença” ou “cancelar inscrição”.

 Candidato deve clicar em “confirmar presença”. O status mudará para “presença confirmada”.

Confirmação da presença – candidato confirma a participação. Para confirmar:

 Candidato entra no sistema, na aba inscrições realizadas, seleciona o evento, já homologado, na coluna selecionar. O sistema abre as opções “confirmar presença” ou “cancelar inscrição”.

 Candidato deve clicar em “confirmar presença”. O status mudará para “presença confirmada”.