Apresentação EaD
A educação a distância na Esaf tem como propósito a disseminação do conhecimento e aprendizagem tanto para servidores públicos, quanto para sociedade em geral. Os cursos da escola virtual são realizados na plataforma Moodle, sendo os principais temas voltados para a área fiscal e financeira. A Escola Virtual da Esaf também oferece cursos de capacitação e aperfeiçoamento específicos para o Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, dentre outras entidades parceiras.
Os cursos utilizam a metodologia autoinstrucional ou contam com o acompanhamento de tutoria de um profissional da área do curso.
Para o cidadão realizar um de nossos cursos, é necessário acessar a Escola Virtual da Esaf (link para novo sítio) e se inscrever naqueles disponíveis na página inicial.
Para turmas fechadas, é necessário preencher nosso formulário de solicitação (formato .odt tamanho 93,56kb) de cursos e encaminhar para o e-mail ead@fazenda.gov.br. Após análise da demanda, a diretoria de EaD entra em contato com o solicitante.
Oferta de cursos
Todos os cursos ofertados pela Esaf na modalidade a distância são acompanhados por um coordenador de execução que faz a mediação entre os estudantes, suporte técnico e tutor (quando necessário). Esse coordenador pode ser um servidor da sede ou lotado em um dos Centros Regionais da Esaf (Centresafs) que são polos de apoio pedagógico e operacional.
Produção de cursos
A diretoria de Educação a Distância coordenada o desenvolvimento de cursos de acordo com as necessidades de capacitação das entidades públicas, quando relacionadas as áreas de interesse e macroprocessos da escola. Há uma equipe multidisciplinar que realiza o gerenciamento dessa produção em parceria com empresas desenvolvedoras de tecnologias educacionais com experiência no ramo da aprendizagem e-learning.
A solicitação para desenvolvimento de novos cursos em EaD em parceria com outros órgãos da administração pública deve ser realizada por meio do preenchimento de formulário e encaminhada para o e-mail ead@fazenda.gov.br . Em seguida, a Esaf responde sobre a viabilidade e trâmites para início da produção.