Você está aqui: Página Inicial > Arquivos antigos > Institucional > Histórico

Histórico

A origem da Esaf remonta ao ano de 1945, com as primeiras experiências em cursos de aperfeiçoamento, do Ministério da Fazenda. Em um processo de desenvolvimento progressivo, foi criado, em 1967, o Centro de Treinamento do Ministério da Fazenda – Cetremfa, que se transformou na Escola de Administração Fazendária – Esaf, em 8 de novembro de 1973.

Com a inauguração, em 28.7.1975, de sua sede própria em Brasília, a Esaf passou a contar com o atual complexo educacional de linhas modernas e funcionais.

Em 6.8.1975, ocorreu a institucionalização da Escola como Órgão Central de Direção de Atividades Específicas do Ministério da Fazenda; em 1976, foi aprovado seu regimento interno, caracterizando-a como um sistema de Educação Permanente e, desde então, tem estado presente na seleção e no desenvolvimento de servidores públicos.

A continuidade e o aperfeiçoamento de suas ações nos campos da seleção, formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos ampliaram os seguimentos de atuação da Escola. Atualmente a Esaf está investindo na utilização da tecnologia de educação a distância, intensificação da rede de teleconferências, realização de cursos abertos à comunidade, formulação de convênios e acordos de cooperação técnica com organismos nacionais e internacionais e promoção de cursos de pós-graduação, mestrado e concursos de monografias.