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Componentes Estratégicos

 

Visão

Ser referência na geração e disseminação do conhecimento em gestão das finanças públicas e no desenvolvimento de pessoas
 

Missão

     Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas e a promoção da cidadania
 

Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico traduz a Missão, a Visão e a estratégia da ESAF, possibilitando que a organização atue de forma coesa, integrada e sistemática. A implementação da estratégia exige o alinhamento e o comprometimento dos servidores. Para tal, é necessário que a organização possua um processo eficiente de comunicação que demonstre como as ações de cada área se converterão em resultados que maximizarão o cumprimento da Missão.
clique aqui para ver o Mapa Estratégico 2012 / 1014

O Mapa Estratégico é composto por:

- Perspectivas 
- Temas Estratégicos 
- Objetivos Estratégicos 
- Relação de Causa-Efeito 
- Indicadores de Gestão


Objetivos Estratégicos

 

  • Prover o desenvolvimento dos profissionais da administração pública
  • Consolidar-se como centro de conhecimento em gestão das finanças públicas
  • Promover a cidadania fiscal
  • Aprimorar o processo de seleção de servidores fazendários
  • Desenvolver competências dos profissionais da administração pública
  • Ampliar e diversificar os programas de capacitação
  • Fomentar e disseminar estudos e pesquisas
  • Fortalecer a gestão do programa de educação fiscal
  • Aperfeiçoar a comunicação interna e externa
  • Padronizar e aprimorar os processos de trabalho
  • Implementar e ampliar parcerias estratégicas
  • Adequar o quadro de servidores e a rede de colaboradores
  • Desenvolver e gerir competências
  • Promover a valorização e o reconhecimento dos servidores
  • Aprimorar a qualidade dos serviços e equipamentos de TI
  • Prover soluções de infraestrutura e sistemas de TI
  • Adequar, modernizar e manter a infraestrutura física e de serviços
  • Adequar as disponibilidades orçamentária e financeira às necessidades da ESAF
     

- Perspectivas
Variam de acordo com o interesse de cada organização. Permitem que se construa uma lógica para a leitura do Mapa Estratégico e direcionam o foco da organização para suas relações/estruturas de maior importância.

- Temas Estratégicos
Objetivos relacionados a um mesmo assunto e com relação causa/efeito muito forte. Refletem a percepção da alta administração sobre o que deve ser feito para que a Visão de Futuro seja alcançada.

- Objetivos Estratégicos

São os fins a serem perseguidos para o cumprimento da Missão e o alcance da Visão de Futuro. Traduzem as demandas e os desafios a serem enfrentados e estão distribuídos de forma balanceada pelas perspectivas do Mapa Estratégico.

- Relação de Causa-Efeito
Representa a correlação que existe entre os objetivos listados no Mapa Estratégico. Demonstra como um objetivo impacta sobre o outro.

- Indicadores de Gestão
Testam o progresso da organização em direção aos objetivos estratégicos. Representam um teste permanente de validade da estratégia. Os indicadores são informações numéricas que servem para relacionar recursos e produtos, assim como para avaliar o desempenho dos processos, programas e projetos da organização em sua totalidade. Os indicadores devem: ser quantificáveis e mensuráveis de forma repetitiva, informar se o objetivo estratégico está sendo atingido, possibilitar o estabelecimento de metas de melhoria e ser flexíveis quanto a sua atualização (mensal, trimestral, semestral).